Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Os fabulosos anos 80

Como eu nasci em 1979, não aproveitei devidamente os anos 80, mas foi ótimo ser criança nessa época, mesmo com a kombi branca e a loira do banheiro.
É claro que nada é perfeito e cada geração tem do que reclamar, mas hoje quero escrever sobre os filmes dessa década. Não, não vai ser nada sobre filmes trash, embora desse um ótimo post, repleto de pérolas do "terrir".
Ontem, ao assistir Trânsito Muito Louco, comecei a me lembrar de vários filmes nesse espírito meio inconsequente, meio inocente, mas sempre engraçado, que foram feitos ao longo dos anos 80.
Pois é... uma época em que você esperava anos para um blockbuster passar na televisão, quando não havia internet para fazer download de filmes que ainda estão no cinema, quando a dublagem ainda era bem feita e quando o Tom Hanks ainda era legal.

Sou péssima para fazer listas, pois sofro de dúvidas crônicas em relação ao que entra e o que fica de fora em qualquer top alguma coisa. Talvez um "345 melhores" resolvesse o problema, mas duvido que alguém sobrevivesse até o final. Então, vou tentar listar as minhas 10 comédias adolescentes favoritas dos anos 80. E destaco o adolescente, porque se fossem só comédias, não conseguiria reduzir a 10 filmes nunca. E que São John Hughes me ajude!


10. Trânsito Muito Louco (Moving Violations, 1985) - Pense em um grupo bem eclético: o metido a engraçadinho, a cientista da NASA, um mecânico, a versão feminina do Mr. Magoo, o maníaco por filmes de terror, a hipocondríaca, e por aí vai. O que eles tem em comum? Infrigiram leis de trânsito, tiveram suas carteiras suspensas e veículos apreendidos, foram obrigados a assistir aulas de direção e fazer um novo teste. Paralelamente, uma juíza sadomasoquista e um policial corrupto pretendem ganhar dinheiro com a venda dos carros desses péssimos motoristas.
O filme é uma correria só, com grandes piadas, mas o momento memorável é a conversa entre o mecânico e a hipocondríaca e suas consequências. Duplo sentido é isso aí, o resto é brincadeira!


Aí está Corey Haim
9. Sem Licença Para Dirigir (License do Drive, 1988) - Nesse filme, um adolescente reprovado no exame de direção pega o carro do avô para ir à um encontro. E ele, tolinho, se pergunta "o que pode dar errado?". Resposta: Tudo! E eu sofrendo com o carro...
Todas as sequências com ou dentro do carro são memoráveis e o elenco do filme é incrível: uma Heather Graham garotinha, o sempre ótimo Corey Feldman, e os pais do personagem principal, Carol Kane e Richard Masur, também merecem destaque.
Como bem lembrado, lá nos comentários, acrescento a menção ao Corey Haim, protagonista do filme, amigo do Corey Feldman, com quem fez outros filmes e figurinha fácil em vários filmes legais dessa época. Infelizmente, Haim morreu ano passado.


8. Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985) - Cinco adolescentes que representam os clichês das escolas americanas, pelo menos nos filmes, são obrigados a passar o sábado no colégio para fazer uma redação como punição aos delitos cometidos. E é nessa interação entre tipos diferentes que se encontra o ponto forte do filme, gerando momentos de cumplicidade e risadas garantidas. No elenco, o irmão mais sensato do Charlie Sheen, Emilio Estevez e Molly "A garota de rosa shocking" Ringwald; além de uma participação do próprio diretor, John Hughes.


7. Namorada de Aluguel (Can't buy me love, 1987) - E não é que passados vinte e tantos anos o Patrick Dempsey continua uma fofura?! Mas nesse filme ele dá umas pisadas na bola antes de voltar à sua fofura natural. Tudo porque, para se tornar popular na escola, faz um acordo com uma das meninas mais bonitas e populares: o dinheiro que ela precisava para comprar a roupa da mãe que havia destruído em troca de fingir ser sua namorada. É claro que ele vira um babaca, que ela se apaixona por ele, que dá tudo errado para depois dar certo. Enfim, o filme é um barato!
Destaque para o moleque que faz o irmão do Patrick Dempsey. Ele é muito, muito engraçado! Além disso, é desse filme a clássica dança do tamanduá africano!!!




Lambda, Lambda, Lambda!
6. A Vingança dos Nerds (Revenge of the Nerds, 1984) - A essa altura já deu para perceber que os melhores filmes eram aqueles que juntavam as pessoas mais variadas e esquisitas, não?! Esse aqui vai pelo mesmo caminho, só que com a premissa de que os sempre rejeitados nerds conseguiriam, pelo menos uma vez, vingança depois de tanta implicância. Em tempos pré bullying, esse filme era totalmente policamente correto!
Tirando a risada irritante do nerd chefe, o filme é bem legal. Com destaque para a sensacional cena do "duelo" entre o Melecão e o Sr. Escarro; e para a presença de  Donald Gibb (meu ator favorito em outro clássico: O Grande Dragão Branco), sabiamente aqui chamado de Ogro.


5. A Última Festa de Solteiro (Bachelor Party, 1984) - Por onde começar? O filme é uma sucessão de acontecimentos insanos que vão crescendo até o fim! Tom Hanks está hilário. Verdade seja dita, todos estão ótimos neste filme. E parabéns ao roteirista por ter conseguido reunir uma seleção tão vasta de personagens e situações constrangedoras. Se eu tivesse escrito algo assim teria muito orgulho de mim mesma.
Dessa forma, é até complicado destacar alguma cena, pois desde o começo da tal festa de despedida de solteiro até que aconteça o casamento, tudo é antológico. Mas a dançarina que chega com um jumento é demais, o pobre jumento doidaço de anfetamina e todas as drogas que se possa imaginar, o amigo maníaco depressivo, as mulheres vestidas de prostitutas para perseguirem seus maridos, os empresários japoneses, o mala do ex- namorado se ferrando, o cinema com filme 3D... Acho que vou lá ver o filme de novo!!!

4. Curso de Verão (Summer School, 1987) - Mais um filme com escola e tipos variados que são unidos por um problema. Nesse caso, eles são meio burrinhos ou problemáticos (ou as duas coisas) e, por não conseguirem créditos para passar de ano, precisam frequentar a escola nas férias.
Talvez esse nem seja um grande filme, mas os personagens são muito carismáticos e os atores defenderam bem os seus papéis. É um filme alegre, com clima de amizade, onde todos conseguem resolver seus problemas se ajudando; com uma Kirstie Alley gata e o Mark Harmon lindo, por quem me apaixonei por uma semana...
Mas as melhores partes ficam por conta da dupla Francis Chainsaw Gremp e Dave Frazier, fãs do Massacre da Serra Elétrica, que reproduzem uma cena de filme de terror na escola de um jeito que eu sempre sonhei fazer. Além é claro, do clássico "Eu não sei nada! Eu não sei nada!"




3. Os Goonies (The Goonies, 1985) - Aí está um filme que marcou a minha infância. Sei falas completas e ainda as cito em conversas. É um filme sobre o valor da amizade e como as crianças geralmente estão mais certas que os adultos. Não consigo encontrar um defeito nesse filme!
O grupo de amigos é adorável. O Bolão me mata de rir; o Josh Brolin lindinho quando nem sonharia viver um detestável George Bush; o Bocão do Corey Feldman (olha ele de novo aí!) traduzindo tudo errado para a empregada mexicana; as invenções do Data...
E os vilões?! Eu adoro os Fratelli!!! Inclusive aquela mãe bruaca que depois, sabiamente, o Dani de Vitto queria jogar do trem. E o Sloth!!! Como eu queria um Babe Ruth depois de ver esse filme... E também caçar um tesouro, desvendar pistas, navegar um navio pirata, levar um saquinho de diamantes e me encontrar com o Willy Caolho. Grande filme...

2. Quero ser Grande (Big, 1988) - Aí está novamente Tom Hanks, com cabelos legais e sendo bacana como só foi até meados dos anos 90. Nesse filme, um menino de 12 anos deseja ser adulto para uma máquina (acho que Zorah) em um parque de diversões. Desejo feito, desejo concedido.
Filmes de trocas existem aos montes, mas a diferença é o Tom Hanks. Ele interpreta uma criança de 12 anos num corpo de 30 e é simplesmente perfeito ao fazê-lo. Ele tem a inocência, os trejeitos, o olhar deslumbrado, a espontaneidade... tudo de uma criança. Esse é também um filme muito singelo, não é para dar gargalhadas. Ele consegue te fazer pensar sobre a perda da inocência, o amor, e o que realmente importa na vida. E que é muito bom ser criança! (Desconfio que essas qualidades se devam ao fato de ser uma mulher a dirigir o filme.)
Seria impossível falar de Quero ser Grande e não deixar aqui a cena do piano na loja de brinquedos. Quem não se emocionou com isso já nasceu adulto (e chato!).




1. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986) - Ou O Elogio da Boa Vida. Esse sim é um filme com estilo! Me diz se não é o sonho de todo adolescente ser querido e amado, ter uma casa linda, vários equipamentos eletrônicos, pais legais, matar aula, pegar uma Ferrari e fazer o que der na telha?! Aliás, esse é meu sonho de vida até hoje!!!
Ferris é um dos personagens mais legais da história do cinema. Não que eu não veja o quanto ele é egoísta, mas ele sabe como aproveitar um dia. Gosto tanto que tenho até uma camisa SAVE FERRIS, para me lembrar de curtir um pouco mais.
O filme é uma obra prima, todos os personagens são memoráveis... o diretor Rooney e sua secretária, o Cameron eternamente deprimido, a irmã rabugenta do Ferris, o Charlie Sheen já na delegacia porque fazia merda desde sempre, o pai do Ferris lerdo que só. A trilha sonora é maravilhosa. A direção perfeita. O roteiro não deixa furo. Um dos melhores filmes de todos os tempos, daqueles que você vê e fica feliz na hora.


3 comentários:

  1. Eu já era quase adolescente na décvada de 80 rsrsrs muitos filmes desses vi no cinema. São fantasticos todos eles.

    Eudes

    ResponderExcluir
  2. Eu já passava dos vinte...mas que eram bons eram bons. Faltou dar o crédito ao Corey Haim, falecido recententemente, que é o garoto do Sem Licença, companheiro inseparável do Feldman, seu único amigo após as suas crises com drogas...

    ResponderExcluir
  3. Grande texto!!!
    Perdi as contas de quantas vezes eu vi esses filmes! Lembro como se fosse hoje o dia que passou Namorada de Aluguel inédito, se não me engano já na "Tela Quente".
    Com certeza não se fazem filmes como antigamente!
    Um abraço e continue com este belo trabalho!
    P.S: Quem se lembra de uma série com o ator de Curso de Verão, onde ele fazia o papel de um e.t. junto com o irmão, a série passou na "Sessão Aventura" no fim dos anos oitenta ou início dos noventa. Não consigo achar nada pela internet falando sobre ela, era uma comédia absurdamente fantástica! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Escreva, que eu te leio